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1º CONCURSO DE RECAÇÃO

Publicado em (01-08-2017)

ETEC PROF. EUDÉCIO LUIZ VICENTE – GRÊMIO ESTUDANTIL

1º Concurso de Redação

Leia o texto abaixo:

Depressão em Adolescentes: Causas e Sintomas de Depressão em Adolescentes

https://www.saudedicas.com.br/doencas/depressao-em-adolescentes-247667

A depressão é um transtorno de humor que pode afetar tanto crianças como adolescentes e adultos. Na verdade, a depressão afeta cerca de 5% das crianças. No entanto, esta percentagem aumentou de forma significativa, atingindo cerca de 12% dos adolescentes. Além disso, nessa faixa etária, a incidência é muito maior no sexo feminino.

Este distúrbio pode ser causado por fatores muito diversos e situações que geram estresse em adolescentes., Os mais comuns são os seguintes:

Causas Da Depressão Em Adolescentes

  • O processo de maturação natural em si que, em alguns casos, envolve aumento do estresse.
  • A influência dos hormônios sexuais.
  • Conflitos que ocorrem com mais frequência nesta fase, com os pais.
  • O fracasso escolar.
  • A morte de um parente próximo ou amigo.
  • Os problemas emocionais.
  • Qualquer história de depressão na família.
  • Jovens com baixa auto-estima.
  • Adolescentes que têm pouco controle sobre eventos negativos.
  • Aqueles que são muito autocríticos.

Os Sintomas Mais Comuns Que Podem Levar A Suspeita De Que As Crianças Sofrem De Depressão São:

  • As crianças choram mais vezes, têm humor triste.
  • Ficam excessivamente preocupados com algumas questões que antes não os afetavam muito.

 

  • É muito comum que apareça irritabilidade, raiva e desconfiança. As crianças com depressão são frequentemente mais irritadas, argumentam com os pais, irmãos e professores.
  • As crianças têm anedonia, que é uma redução da capacidade para se divertir, por isso, é comum elas ficarem mais entediadas.
  • Diminuição do desempenho acadêmico.
  • Os sintomas acima dão origem a outras consequências, tais como isolamento, já que evitam sair com os amigos.
  • As crianças e adolescentes com depressão podem apresentar distúrbios do sono e do apetite.

É importante que os pais levem a criança a um especialista para começar a tratar a depressão. Além de tratamento medicamentoso, a psicoeducação é feita muitas vezes, ou seja, explicar ao paciente e para os pais o que acontece.

Eles também são informados de que a depressão não é culpa de ninguém, mas é um transtorno cerebral que tem origem biológica e, portanto, há necessidade de tratamento.

As drogas mais comumente utilizadas são os antidepressivos. Em casos específicos, você pode considerar fazer uma psicoterapia formal, conceitual e cognitiva com um psicólogo.

Deve-se ter em mente que a depressão, muitas vezes, responde na maioria dos casos, ao tratamento. Daí a importância do tratamento adequado o mais cedo possível para evitar episódios que poderão acontecer no futuro.

Finalmente, nunca subestime a depressão, porque pode ser fonte de problemas mais sérios. Na verdade, a depressão é a principal causa de suicídio e, por sua vez, o suicídio é a terceira principal causa de morte em crianças e adolescentes.

Com base nos seus conhecimentos e no texto motivador apresentado, redija um texto expositivo-argumentativo em prosa, na modalidade culta da Língua Portuguesa, com cerca de 25 linhas, sobre o tema “Depressão na adolescência: causas e consequências”.

 

Premiação: Cesta de chocolate

Inscrições: até 28/08, com a entrega das redações na Sala de Leitura.

Instruções:

– Dê um título ao seu texto.

-Primeiramente, redija o texto no rascunho e depois passe-o a limpo na folha definitiva (retirá-la na Sala de Leitura).

-Releia seu texto antes de transcrevê-lo para a folha definitiva, cuidando da revisão formal e do conteúdo (coesão e coerência).

-A transcrição para a folha definitiva deve ser realizada com letra legível, sem rasuras e à caneta de tinta azul ou preta.

– Mínimo de 25 linhas e máximo de 30 linhas.

Desenvolva seu texto em prosa, dentro da tipologia expositivo-argumentativa: não redija narração, nem poema. Existe um texto de apoio na Sala de Leitura.

Critérios de avaliação: (Pontuação de 0 a 1000 – cada competência 200 pontos):

Argumentação consistente

Norma padrão da língua

Coesão e coerência

Progressão textual

Criticidade

 

Será desclassificado o aluno que copiar total ou parcialmente a redação, bem como àquele que não entrega-la dentro do prazo ou fora das instruções propostas.