Adamantina: cidade pequena e trânsito movimentado. É possível melhorar?
Da esq. para a direita: Ana Paula de Abreu Pereira, Tainá Aparecida Alavarse de Carvalho, Lívia Ajonas Góes e Nicolas Moreno Torres. 1º ano do Ensino Médio com Itinerário Formativo (EMIF) da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina. Orientação: professoras Izabel Castanha Gil e Cleusa M. de Oliveira Pereira.
Palavras chaves: trânsito urbano; Adamantina; programas municipais; recursos financeiros; participação do cidadão.
Inicialmente, o termo “trânsito” compreende o movimento de veículos e de pedestres. Uma entrevista concedida pelo secretário municipal de Planejamento do município de Adamantina, João Vitor Marega, no dia 29/09/2021, possibilitou uma visão mais abrangente sobre as características do trânsito urbano local, os programas municipais voltados a sua melhoria e os recursos financeiros para implementá-los.
Segundo o secretário, no município residem cerca de 35 mil habitantes e há 28 mil veículos cadastrados, tendo uma média de dois veículos por pessoa em idade ativa. Além disso, concentra um comércio relativamente ativo e movimentado, se comparado a sua proporção como cidade. Para o entrevistado, “o fluxo de veículos é mais intenso entre o ponto onde se localiza o Banco do Brasil até o Auto Posto Progresso, conhecido pelos habitantes como posto do Zeca”. Quanto à segurança no trânsito local, ele informa que, em 2021, já foram notificados, até o presente momento, 79 acidentes veiculares.
Outra característica do trânsito local, que compromete a sua fluidez, refere-se à baixa rotatividade das vagas. Geralmente, comerciantes estacionam seus automóveis na porção central da cidade ou até mesmo em frente aos seus estabelecimentos, ocupando vagas destinadas a clientes. Os consumidores e usuários de serviços urbanos também têm preferência pela área central. Tal prática beneficia apenas os proprietários dos veículos. Uma solução seria usar as ruas adjacentes para deixarem os seus veículos.
A Secretaria Municipal de Planejamento criou e está em fase de implantação de programas municipais que viabilizam melhorias no trânsito da cidade. O principal deles chama-se Avenidas Responsáveis. Esses programas são discutidos no Conselho Municipal de Trânsito, que é composto por engenheiros, corpo de bombeiro local, polícia militar e representantes da sociedade civil. Grande parte das obras é custeada com recursos próprios vindos de impostos, como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Outros recursos são obtidos por meio de convênios com as secretarias estaduais e até de recursos federais.
Dentre essas melhorias estão o aprimoramento das avenidas principais, concentrando-se na excelência para mobilidade e acessibilidade humana, com melhorias na infraestrutura, sinalização e a criação de mais áreas verdes, em conjunto com o programa Município Verde Azul (restauração do paisagismo com plantas de pequeno porte a fim de não comprometer a fiação dos postes). De acordo com estimativas, seriam nove meses para a população se adaptar a esses novos feitos. É importante destacar a importância da interação da comunidade com o que é realizado pelo poder público municipal. As informações podem ser obtidas no site da prefeitura, redes sociais, audiências públicas, e nos meios de comunicação de massa.
O Conselho Municipal de Trânsito é um importante instrumento de participação dos cidadãos. Ele tem como objetivo representar os diversos segmentos da comunidade, estimulando a implantação de benfeitorias relacionadas à mobilidade urbana. Apesar de o município de Adamantina não ser um grande centro urbano, sempre almeja melhorias para seus habitantes. A devida entrevista enriqueceu a bagagem intelectual dos alunos e proporcionou uma interação com a situação atual e futuros projetos da cidade.