fbpx
 

Notícias

Alunos da ETEC Eudécio e secretários municipais de Meio Ambiente iniciam trabalho colaborativo para plantio de árvores nativas

 

“A terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.” (Chefe Seatle, 1854)

Na manhã do dia 20 de outubro, os alunos do 1º ano do Ensino Médio com Itinerário Formativo da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente participaram de um evento, que promete muitos desdobramentos interessantes. Com a supervisão das professoras Izabel Castanha Gil e Cleusa Maria de Oliveira Pereira, por meio da plataforma Teams, eles conversaram com os responsáveis municipais pela pasta de Meio Ambiente de cinco cidades da microrregião de Adamantina, em especial daquelas servidas pela ETEC.Os entrevistados foram Lucas Wellington Santos da Silva (engenheiro ambiental e atual secretário de Meio Ambiente de Pracinha); Nadine Carolina Bento Silva (engenheira ambiental e interlocutora do PMVA de Adamantina); Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa, engenheiro ambiental da Assessoria Ambiental, no Município de Mariápolis);  Mariana Ribeiro Fernandes (engenheira ambiental e atual secretária do Meio Ambiente e Agricultura do Município de Lucélia) e Graciele de Souza Nascimento (tecnóloga em agronegócio, chefe de Agricultura e Meio Ambiente e interlocutora PMVA no município de Pacaembu). Alguns fizeram o ensino médio e técnico na ETEC Eudécio e todos cursaram as suas graduações na UniFAI.

Cada um deles apresentou as ações locais referentes ao Programa Município Verde Azul (PMVA), atendendo as diretivas propostas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Destacaram os esforços bem-sucedidos e as dificuldades para a implantação e a continuidade de algumas dessas ações. De acordo com o site da referida secretaria, “o programa foi lançado em 2007, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”.

Para facilitar a implantação, o programa instituiu dez diretivas a serem seguidas pelos municípios. 1.Esgoto tratado; 2. Resíduos sólidos; 3. Biodiversidade; 4. Arborização urbana; 5. Educação ambiental; 6. Cidade sustentável; 7. Gestão das águas; 8. Qualidade do ar; 9. Estrutura ambiental; 10. Conselho ambiental. A população tem papel fundamental no desenvolvimento das ações, podendo também acompanhar o desempenho do seu município no ranking anual divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. O link de acesso é https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/verdeazuldigital/pontuacoes/

O encontro foi muito propositivo e, além de interagirem com a autoridade ambiental do seu município, os alunos continuarão as suas tarefas fazendo um trabalho inédito, com o apoio dos interlocutores locais do PMVA. Eles serão “repórter por um dia” e farão reportagens sobre as evidências ambientais para divulgação nas redes sociais.

Outra ação experimental será o plantio de sementes de espécies nativas em três viveiros municipais: Adamantina, Flórida Paulista e Pacaembu, para que as mudas sejam transplantadas em áreas de preservação permanente (APPs) localizadas nos municípios em que residem, no início de 2022. O destaque será o jatobá, espécie já em estudo para aproveitamento do fruto para criação de alimentos com alto valor agregado, voltando-se ao empreendedorismo jovem.

É a primeira vez que um trabalho de iniciativa escolar envolve ações ambientais de modo colaborativo entre um conjunto de municípios da microrregião de Adamantina. Ficamos otimistas com a receptividade das autoridades convidadas e com a sua boa vontade em desenvolvermos as ações experimentais propostas. Foi muito prazeroso vermos ex-alunos, ainda tão jovens, se destacando como referências locais e regionais. Nós ganhamos conhecimento e os líderes ganharam os adolescentes envolvidos no projeto como seus mais recentes aliados.

Professoras Izabel Castanha Gil e Cleusa Maria de Oliveira Pereira

Foto: Alunos entrevistam interlocutores do PMVA. Captura de tela: Cleusa M. de O. Pereira. 20/10/2021.