fbpx
 

Notícias

De Curitiba a Adamantina em tempo real. Aprendendo sobre energias renováveis por videoconferência

Tais Barbosa, 3º B

Vitória Grosso, 3º B

Turma parcial do 2º ETIM Administração. Foto de Ana Júlia Sampaio de Souza.

Na manhã do dia 17 de agosto, terça-feira, pela plataforma Teams, foi realizada uma conversa com Ricardo Anders, com o tema Energias Renováveis. Ricardo é engenheiro, administrador de empresas e especialista em finanças e marketing. Natural de São Paulo, cursou o ensino médio em Belo Horizonte e hoje em dia reside em Curitiba-PR. Atualmente é o socio fundador da empresa Fator Solar com sede em Curitiba, Paraná.

O bate papo foi organizado pela professora Izabel Castanha Gil (geografia) e pelo professor Pablo Roberto (física), envolvendo estudantes e professores de diferentes cursos da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente. Devido à fase híbrida de retorno às aulas, que estamos vivenciando, muitos estudantes acessaram o evento mesmo sem sair de casa e outros assistiram pela escola. O evento, que contou com o apoio das coordenadoras de curso Sandra Bellusci, Célia Poltronieri e Cleusa Pereira. Felipe Ferrari deu o suporte técnico e todos contamos com o apoio do diretor da unidade, prof. Sérgio Pergorari de Carvalho.

Os dois professores organizaram essa palestra com o intuito de enriquecer os conteúdos que estão sendo estudados nas aulas de Geografia e de Física e agregar valores aos temas que estão sendo abordados recentemente. Para a professora Izabel, “a escola deve oferecer oportunidades diversificadas de aprendizado aos alunos, então, estamos sempre buscando complementar o conteúdo trabalhado em sala. As tecnologias da informação facilitam essa interação e não há mais distância física para entrarmos em contato com especialistas de diferentes áreas.” Para o professor Pablo, “o destaque da palestra foi sobre como aplicamos muitos conhecimentos que aprendemos na escola na prática, de maneira que possa contribuir para a qualidade de vida das pessoas”.

Primeiramente, Ricardo apresentou a história da empresa Fator Solar e como atuam em seus atendimentos. Em seguida, mostrou quais eram as fontes de energia usadas em cada época. Citou as vantagens da geração de energia fotovoltaica e sua história. Ele destacou as tendências contemporâneas de uso de energias renováveis para reduzir os impactos ambientais. Destacou também que o aumento da sua geração e uso contribuem para a redução da conta de energia para o consumidor final.

Ao final da apresentação, o palestrante abriu espaço para que todos os presentes pudessem interagir. A aluna do 3º B Nathaly Viscardi (Ensino Médio), considerou como “uma excelente palestra, tudo foi explicado claramente, fazendo com que todos os alunos entendessem o assunto, tema muito legal e atual.” Vitória Grosso e Tais Barbosa, do 3ºB, completam: “a tecnologia nos possibilitou a conexão entre os colegas de casa, os colegas que estavam na escola, e o profissional que estava em outro estado. A distância geográfica já não é mais um empecilho”.

Imagem: Tais Barbosa

Sala do 2º ano do ensino médio assistindo a aula sobre energias renováveis. Turma parcial de alunos presenciais.