fbpx
 

Notícias

De Maceió para o oeste paulista. Compreendendo a dinâmica atmosférica e as mudanças climáticas em tempo real


Rios voadores e a interdependência climática e ambiental entre a Amazônia e o Centro-Sul brasileiro.

Aconteceu segunda-feira, 20/9, uma aula muito especial ministrada remotamente pelo professor e meteorologista Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O professor nos falou do funcionamento do laboratório, do seu vínculo com a Estação de Recepção de Baixo Custo do Sistema EUMETCast, da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT). Falou também do princípio norteador dessa unidade de monitoramento atmosférico, que consiste na busca constante da “construção da independência tecnológica dos usuários na recepção, análise e disseminação de dados e produtos de satélites”.

Nos mostrou, com imagens muito convincentes, a interdependência climática que o Centro-Sul brasileiro e sul-americano possui em relação à floresta amazônica, por meio dos rios voadores. Na prática, esse conhecimento nos mostra a importância daquele bioma, ao nos proporcionar o privilégio de sermos a única porção do globo terrestre, localizada em latitudes tropicais, que não temos deserto. Desmatamentos e queimadas indiscriminadas na Amazônia colocam em risco toda a organização econômica, social e ambiental dessa parte do território brasileiro, onde se concentram cerca de 70% do PIB sul-americano e a maior parte da sua população.

A tecnologia da informação supera as fronteiras geográficas e proporciona a oportunidade buscarmos informações especializadas para enriquecer o aprendizado dos alunos e também para nos atualizarmos, como profissionais. Com esse propósito, a aula foi compartilhada com centenas de estudantes de algumas cidades do oeste paulista, sendo a ETEC Prof. Eudécio L. Vicente a proponente da iniciativa. Participaram alunos e professores da ETEC Eng. Herval Bellusci (Adamantina), ETEC Prof.ª Carmelina Barbosa (Dracena), ETEC Prof. Milton Gazetti (Presidente Venceslau) e EE João Brásio (Panorama).

Uma manhã inesquecível, cuja realização se deve ao espírito colaborativo do professor Humberto, do apoio dos gestores e dos professores, do suporte técnico disponibilizado, da parceria com as demais escolas, e com a participação dos alunos.

Prof.ª Izabel Castanha Gil

    Fotos: Professores Pablo, Maria Emília e Elias.