Estimulando a criatividade com o uso da fotografia em livros. Como podemos utilizá-las na confecção de um e-book?
Palavras chave: e-book; fotografia; criatividade.
Os alunos do 2° EMIF (Ensino Médio com Itinerário Formativo em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais), na manhã do dia 15 de março (terça-feira), foram convidados a participar de uma aula prática, no auditório da ETEC Prof. Eudécio L. Vicente, organizada pelas professorasIzabel Castanha Gil e Cleusa Maria de Oliveira Pereira. A atividade contou com o apoio da Biblioteca Ativa da ETEC, sob coordenação do professor Esmeraldo Pereira.
“A atividade aconteceu nas aulas de Laboratório de Processos Criativos, levando os alunos a folhearem e a observarem obras especiais, que usam a fotografia como um dos seus principais recursos na composição do conteúdo, com o intuito de subsidia-los na elaboração de seus e-books”, explicou a professora Izabel.
Cada grupo elegeu um repórter fotográfico, que registrou as principais etapas, e todos folhearam as obras, observando um conjunto de informações previamente entregue pelas professoras, tais como: título, autor, editora e ano de edição, patrocinadores, arte fotográfica, entre outros.
Além de coordenador da Biblioteca Ativa, Esmeraldo Pereira, leciona língua portuguesa na mesma escola. Ele diz que “as fontes virtuais são interessantes, mas não substituem o livro físico, pois ele tem textura e cheiro”. O conjunto dos livros utilizados faz parte do acervo pessoal da professora Izabel Entre os selecionados para a atividade estão aqueles que retratam as regiões brasileiras, em tamanho grande e com bastante fotografia.
A aluna Ana Paula de Abreu Pereira fez o seguinte comentário sobre a experiência: “Eu gostei, achei uma coisa nova saber sobre isso, e também ajudou as pessoas que vão fazer o e- book. Foi muito interessante”.
A professora Cleusa finalizou afirmando que “um e-book deve ser leve, agradável aos olhos, e as imagens contribuem para essa caracterização”.