fbpx
 

Notícias

Logística e conexão regional. Conhecer a história para pensar o futuro

Sara Zanolo Uemura

 

Arthur Grosso Ramos Costa

 

Aula especial pela plataforma Teams: Formação histórica e econômica da Nova Alta Paulista

A turma do 1º ano Ensino Médio em Técnico em AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior) Logística participou, na tarde de 13 de agosto, pela plataforma Teams, da apresentação da professora Izabel Castanha Gil sobre o tema Formação histórica e econômica da Nova Alta Paulista”.

O evento foi organizado pelo professor Evandro Jardim dos Santos, na disciplina de Estudos de Logística, e contou com o apoio da coordenadora do curso, professora Maria Emília Furtado Forte de Luccas.

Dando ênfase à formação histórica da nossa região, a professora iniciou mostrando a nossa localização, os trinta munícipios agrupados em três microrregiões de governo, destacando os indicadores socioeconômicos, a caracterização econômica e as dificuldades para obtenção de novos investimentos. Segundo a professora Izabel, “essa caracterização regional não se mostra muito favorável para geração de novos empregos, em especial para os jovens”.

A economia cafeeira foi destaque na apresentação, uma vez que essa planta é exigente quanto a clima e solo, fazendo com que as plantações seguissem rumo ao oeste do estado de São Paulo, sempre em busca de novas terras porque o modelo predatório de exploração dos recursos naturais esgotava os solos em poucos anos.

A construção das linhas férreas surgiu nesse ciclo e foram construídas estrategicamente por mão de obra barata, próximas às grandes fazendas, favorecendo os proprietários de fazendas de café.

Segundo o professor Evandro, “é importante entender toda a história das linhas férreas, o funcionamento e as características desses meios de transporte para o crescimento de uma região e também para a tomada de decisões mais precisas e eficazes, pois o objetivo do projeto é conhecer o histórico dos municípios que compõem a Nova Alta Paulista sobre aspectos logísticos e de transporte”.

O curso de Logística é novo e funciona no prédio da FATEC, num trabalho conjunto entre ETEC Eudécio L. Vicente e FATEC Adamantina. De acordo com a coordenadora Maria Emília, “Logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. O profissional de logística colabora na gestão do processo, atuando com uma equipe integrada para obter o sucesso da entrega, atuando em equipe segundo princípios éticos e cidadão. Por ser um curso novo tem expectativa bastante positiva em relação aos trabalhos iniciados com essa turma”.

Informações apresentadas pela professora Izabel, durante a sua apresentação.