fbpx
 

Notícias

Uso responsável da água. Você sabe qual é o seu consumo diário?

Arthur Cardim Pereira – 2º A

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa necessita de um consumo médio de 110 litros de água por dia. Essa quantidade seria suficiente para um indivíduo saciar a sede, cuidar apropriadamente da higiene e preparar os alimentos.

Eu moro no interior de São Paulo. Minha cidade chama-se Pacaembu e se localiza a 630 quilômetros da capital. Na minha casa vivemos eu (16 anos), meu irmão (15 anos) e meus pais (43 anos a minha mãe e 46 anos o meu pai). Temos também dois gatos como animais de estimação. Uma das características do lugar onde moro é o clima tropical, com altas temperaturas na maior parte do ano.

Moramos em uma casa simples, com 150 m2 de área construída. Temos um pequeno jardim de inverno, com plantas que precisam de atenção.

Pacaembu tem 14.263 habitantes (IBGE, 2020) e o sistema de água da cidade é oferecido pela Prefeitura Municipal. Gastamos em torno de 13 m3 de água por mês, o equivalente a cerca de 108 litros de água por pessoa ao dia. Isso significa que o consumo residencial diário da minha família se enquadra nos padrões internacionais da OMS. Vale lembrar que o consumo médio dos brasileiros é de 200 litros/dia (90 litros acima do recomendado) (sabesp.com.br).

Numa das aulas de Geografia, a professora Izabel Castanha Gil solicitou que trouxéssemos a fatura mensal de água para fazermos a conta do consumo individual diário. Devido à média de consumo da minha família, ela sugeriu que eu registrasse as estratégias que usamos para o uso responsável da água, sem nos privarmos desse bem precioso.

Somos muito preocupados com relação aos gastos e a água faz parte dessas preocupações. Somos rigorosos em relação aos banhos, que devem ser rápidos. Reutilizamos a água da máquina de lavar a roupa para lavar o carro e para regar as plantas. As roupas são acumuladas até que completem a carga da máquina de lavar. Usamos a vassoura e não a mangueira d´água para varrer a garagem e a calçada, nos atentamos a vazamentos de qualquer natureza. Outro cuidado ocorre com a descarga sanitária, pois cada descarga gasta, em média, de 6 a 10 litros de água. Estamos atentos também a possíveis problemas na caixa d’água para que ela não transborde.

Com algumas atitudes simples, é possível economizar uma boa quantia de água, sem nos privarmos da mesma. O meio ambiente agradece e o bolso também.

Quer conhecer melhor sobre o seu consumo de água e o da sua família? Então pegue a fatura mensal que chega até a sua casa.

Será que o seu consumo diário de água se aproxima do total indicado pela OMS ou corresponde à média alta de consumo dos brasileiros?

Na minha residência:

13m3 = 13.000 litros (por mês)

13.000 litros ÷ 30 dias = 433 (litros por dia)

433 litros ÷ 4 pessoas (residentes) = 108,25 litros diários/por pessoa 

Sabendo que a média de consumo diário do cidadão brasileiro é de 200 litros por dia e a da minha família é de 108 litros diários, há uma diferença de 92 litros de diferença. Ao longo de um ano (365 dias X 92 litros), serão economizados 33.580 litros.

Segundo o IBGE, em 2017, o uso per capita de água das famílias que vivem na região Nordeste, foi de 83 litros por habitante/dia.

83 litros x 365 dias = 30.295 litros por ano

Conclusão: apenas a mínima diferença de 92 litros de consumo por pessoa, podemos oferecer um ano inteiro de água para uma família que vive no Nordeste do país.

Vale a pena investir no uso responsável da água, o que você acha?

Usamos a água no balde e não o esguicho da mangueira para lavar o carro. Preferimos a vassoura e não o esguicho da mangueira para varrer a calçada. Foto: Arthur Cardim, 10/11/2021.