fbpx
 

Vagas Remanscentes para 2017

Para visualizar o edital das vagas remanescentes clique aqui

 

Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 2° ano do Ensino Médio da

ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- CONTEÚDOS
Linguagem: Linguagem e Variação Linguística. Oralidade e escrita.  A interlocução e o contexto.   Os gêneros do discurso.A construção do sentido. Efeitos de sentido. Recursos estilísticos: figuras de linguagem.

Introdução aos estudos gramaticais: A gramática e suas partes. Fonética. Acentuação. A estrutura das palavras.  Formação de palavras I.

Formação de palavras II.

Introdução à literatura: Arte, literatura e seus agentes.  Literatura é uma linguagem. Literatura é gênero I: o épico e o lírico. Literatura é gênero II: o dramático.  Literatura é expressão de uma época.

Origens europeias: Literatura na Idade Média. Humanismo.  Classicismo.

A literatura no período colonial: As primeiras visões do Brasil.

Barroco.  Arcadismo.

Leitura dos livros dos vestibulares e outros contemporâneos.

Narração e Descrição: Relato, carta pessoal, e-mail, diário e notícia. Exposição e injunção:  Reportagem. Textos instrucionais. Argumentação:  Textos publicitários.

Resenha.

Competências e habilidades de Língua Portuguesa e Literatura
Competências:

1.Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade.

2.Entender os princípios das tecnologias de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade, da cultura e dos problemas que se deseja resolver.

3.Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das  linguagens, relacionando textos com seus contextos, segundo diferentes aspectos: natureza, função, organização, estrutura, condições de produção e de recepção.

4.Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

Habilidades:                                                                                      

1.  Elaborar textos/ discursos para descrever, narrar, relatar, expressar sentimentos, formular dúvidas, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões, etc.

2. Interpretar e utilizar códigos de linguagem científica, matemática, artística, literária, esportiva, etc. pertinentes a diferentes contextos e situações.

3. Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos.

4. Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.

5. Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

6. Identificar as funções da linguagem e as marcas de variantes linguísticas, de registro ou de estilo.

7.  Explorar as relações entre linguagem coloquial e formal.

8. Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

9. Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistema etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

 

 

Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 2° ano do Ensino Médio da

ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente

MATEMÁTICA – CONTEÚDOS:
Conjuntos numéricos  /  Repres. de N, Z, Q, I e Reais

Funções:

1.Função afim ou função do 1º grau- Gráfico da função do 1º grau

2.Função do 2º grauou função quadrática- Raízes da função quadrática, valor de máximo e mínimo da função. Gráfico da função quadrática.

3. Função Modular – módulo de um número real.Gráfico da função modular.

4.Função Exponencial. Gráfico da função exponencial; equações exponenciais.

5.Função logarítmica; equações logarítmicas.

 

Competências e habilidades de Matemática
Competências:

1.Entender e utilizar diferentes textos de diferentes naturezas: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas etc.

2.Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos.

3.Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

Habilidades:

1. Traduzir mensagens de uma para outras formas de linguagem.

2. Traduzir a linguagem discursiva (verbal) para outras linguagens (simbólicas) e vice-versa.

3. Expressar quantitativa e qualitativamente dados relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos.

4.Interpretar e construir escalas, legendas, expressões matemáticas, diagramas, fórmulas, tabelas, gráficos, plantas, mapas, cartazes sinalizadores, linhas do tempo, esquemas, roteiros, manuais etc.

5. Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

6.Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa.

7.Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade  para reflexão e  problematização.

8.Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

9.  Relacionar criticamente os espaços físicos ocupados com a condição social e qualidade de vida de seus ocupantes.

10.Perceber e identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais.

 

 

Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 3° ano do Ensino Médio da

ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- CONTEÚDOS
Produção de textos: Narração e descrição– Crônica e biografia; O texto dissertativo;Exposição: texto enciclopédico; Argumentação-carta argumentativa

Literatura: A estética romântica: Idealização e arrebatamento. Romantismo em Portugal; Romantismo no Brasil. Primeira geração: literatura e nacionalidade; Segunda geração: Idealização. Paixão e morte; terceira geração: a poesia social: O romance urbano, indianista, regionalista e o teatro romântico. Realismo/ Naturalismo, Parnasianismo e simbolismo.

Gramática: Classes de palavras – Relações morfossintáticas; Substantivo, Adjetivo, Pronome I, Pronome II;Artigo, numeral e interjeição.  Verbo – I e II; sintaxe: estudos das relações entre palavras; Sintaxe do período simples: Termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios e vocativo.

Leitura extensiva: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis);O Cortiço (Aluísio de Azevedo); A cidade a as serras ( Eça de Queirós); -A poesia de João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina.

Competências e habilidades de Língua Portuguesa e Literatura
Competências:

1.Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

2.Compreender os elementos cognitivos, afetivos, físicos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.

3.Compreender as ciências, as artes e a literatura como construções humanas, entendendo como as mesmas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas e percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e nas suas relações com as transformações sociais.

 

Habilidades:

1. Empregar critérios e aplicar procedimentos próprios da análise, interpretação e críticas de documentos de natureza diversa.

2. Analisar e avaliar a validade de argumentos utilizados segundo pontos de vista diferentes.

3.Articular conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

4. Utilizar dados da literatura, religião, mitologia, folclore para compreensão da formação das identidades.

5. Perceber e utilizar as ciências, artes e literatura como elementos de interpretação e intervenção e as tecnologias como conhecimento sistemático de sentido prático.

6. Saber distinguir variantes linguísticas e perceber como refletem formas de ser, pensar e sentir de quem as produz.

 

 

Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 3° ano do Ensino Médio da

ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente

 

MATEMÁTICA – CONTEÚDOS:
1. Progressões – Sequências Numéricas

Progressões Aritmética PA e soma de PA

Progressões Geométricas PG e soma de PG

Problemas envolvendo PA e PG

2. Trigonometria no triangulo retângulo

Razões trigonométricas: seno, cosseno, tangente.

3. Trigonometria no círculo

Unidades de medidas e conversão de unidades dos arcos trigonométricos

Valores do seno, cosseno e tangente no círculo trigonométrico.

4. Matrizes

Representação genérica de uma matriz

Igualdade de matrizes /  Matriz transposta

Operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação.

Equações Matriciais

5. Determinantes de uma matriz quadrada de ordem 2 e de ordem 3

6. Sistemas lineares

Resolução pelo método de escalonamento e pelo método de Cramer.

Discussão de um sistema linear SPD, SPI, SI

7. Áreas: medidas de superfícies:

Áreas da região: quadrangular, retangular, triangular, hexagonal, circular e resolução de problemas relacionados às áreas.

 

Competências e habilidades de Matemática
Competências:

1.Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas

2.Sistematizar informações relevantes para a compreensão da situação-problema.

3. Compreender as ciências, as artes e a literatura como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas e percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e em suas relações com as transformações sociais.

 

Habilidades

1.Comparar as informações recebidas identificando pontos de concordância e divergência.

2.Comparar e relacionar informações contidas em textos expressos em diferentes linguagens

3.  Identificar o problema e formular questões.

4. Utilizar raciocínios dedutivos e  indutivos.

5.Utilizar ideias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a resolução de  problemas qualitativos e quantitativos.

6.  Recorrer a modelos, esboços, fatos conhecidos em  interpretações de fenômenos.

7.Comparar e relacionar as características, métodos, objetivos, temas de estudo, valorização, aplicação etc. das ciências na atualidade e em outros momentos sociais.

8.Utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar e relacionar questões sociais e ambientais.