Para visualizar o edital das vagas remanescentes clique aqui
Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 2° ano do Ensino Médio da
ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- CONTEÚDOS |
Linguagem: Linguagem e Variação Linguística. Oralidade e escrita. A interlocução e o contexto. Os gêneros do discurso.A construção do sentido. Efeitos de sentido. Recursos estilísticos: figuras de linguagem.
Introdução aos estudos gramaticais: A gramática e suas partes. Fonética. Acentuação. A estrutura das palavras. Formação de palavras I. Formação de palavras II. Introdução à literatura: Arte, literatura e seus agentes. Literatura é uma linguagem. Literatura é gênero I: o épico e o lírico. Literatura é gênero II: o dramático. Literatura é expressão de uma época. Origens europeias: Literatura na Idade Média. Humanismo. Classicismo. A literatura no período colonial: As primeiras visões do Brasil. Barroco. Arcadismo. Leitura dos livros dos vestibulares e outros contemporâneos. Narração e Descrição: Relato, carta pessoal, e-mail, diário e notícia. Exposição e injunção: Reportagem. Textos instrucionais. Argumentação: Textos publicitários. Resenha. |
Competências e habilidades de Língua Portuguesa e Literatura |
Competências:
1.Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. 2.Entender os princípios das tecnologias de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade, da cultura e dos problemas que se deseja resolver. 3.Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, segundo diferentes aspectos: natureza, função, organização, estrutura, condições de produção e de recepção. 4.Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. |
Habilidades:
1. Elaborar textos/ discursos para descrever, narrar, relatar, expressar sentimentos, formular dúvidas, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões, etc. 2. Interpretar e utilizar códigos de linguagem científica, matemática, artística, literária, esportiva, etc. pertinentes a diferentes contextos e situações. 3. Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos. 4. Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades. 5. Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 6. Identificar as funções da linguagem e as marcas de variantes linguísticas, de registro ou de estilo. 7. Explorar as relações entre linguagem coloquial e formal. 8. Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 9. Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistema etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais.
|
Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 2° ano do Ensino Médio da
ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
MATEMÁTICA – CONTEÚDOS: |
Conjuntos numéricos / Repres. de N, Z, Q, I e Reais
Funções: 1.Função afim ou função do 1º grau- Gráfico da função do 1º grau 2.Função do 2º grauou função quadrática- Raízes da função quadrática, valor de máximo e mínimo da função. Gráfico da função quadrática. 3. Função Modular – módulo de um número real.Gráfico da função modular. 4.Função Exponencial. Gráfico da função exponencial; equações exponenciais. 5.Função logarítmica; equações logarítmicas.
|
Competências e habilidades de Matemática |
Competências:
1.Entender e utilizar diferentes textos de diferentes naturezas: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas etc. 2.Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos. 3.Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. |
Habilidades:
1. Traduzir mensagens de uma para outras formas de linguagem. 2. Traduzir a linguagem discursiva (verbal) para outras linguagens (simbólicas) e vice-versa. 3. Expressar quantitativa e qualitativamente dados relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos. 4.Interpretar e construir escalas, legendas, expressões matemáticas, diagramas, fórmulas, tabelas, gráficos, plantas, mapas, cartazes sinalizadores, linhas do tempo, esquemas, roteiros, manuais etc. 5. Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 6.Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa. 7.Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização. 8.Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 9. Relacionar criticamente os espaços físicos ocupados com a condição social e qualidade de vida de seus ocupantes. 10.Perceber e identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais.
|
Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 3° ano do Ensino Médio da
ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- CONTEÚDOS |
Produção de textos: Narração e descrição– Crônica e biografia; O texto dissertativo;Exposição: texto enciclopédico; Argumentação-carta argumentativa
Literatura: A estética romântica: Idealização e arrebatamento. Romantismo em Portugal; Romantismo no Brasil. Primeira geração: literatura e nacionalidade; Segunda geração: Idealização. Paixão e morte; terceira geração: a poesia social: O romance urbano, indianista, regionalista e o teatro romântico. Realismo/ Naturalismo, Parnasianismo e simbolismo. Gramática: Classes de palavras – Relações morfossintáticas; Substantivo, Adjetivo, Pronome I, Pronome II;Artigo, numeral e interjeição. Verbo – I e II; sintaxe: estudos das relações entre palavras; Sintaxe do período simples: Termos essenciais, termos integrantes, termos acessórios e vocativo. Leitura extensiva: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis);O Cortiço (Aluísio de Azevedo); A cidade a as serras ( Eça de Queirós); -A poesia de João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina. |
Competências e habilidades de Língua Portuguesa e Literatura |
Competências:
1.Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas. 2.Compreender os elementos cognitivos, afetivos, físicos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros. 3.Compreender as ciências, as artes e a literatura como construções humanas, entendendo como as mesmas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas e percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e nas suas relações com as transformações sociais.
|
Habilidades:
1. Empregar critérios e aplicar procedimentos próprios da análise, interpretação e críticas de documentos de natureza diversa. 2. Analisar e avaliar a validade de argumentos utilizados segundo pontos de vista diferentes. 3.Articular conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. 4. Utilizar dados da literatura, religião, mitologia, folclore para compreensão da formação das identidades. 5. Perceber e utilizar as ciências, artes e literatura como elementos de interpretação e intervenção e as tecnologias como conhecimento sistemático de sentido prático. 6. Saber distinguir variantes linguísticas e perceber como refletem formas de ser, pensar e sentir de quem as produz.
|
Competências, habilidades e conteúdos para candidatos ao 3° ano do Ensino Médio da
ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente
MATEMÁTICA – CONTEÚDOS: |
1. Progressões – Sequências Numéricas
Progressões Aritmética PA e soma de PA Progressões Geométricas PG e soma de PG Problemas envolvendo PA e PG 2. Trigonometria no triangulo retângulo Razões trigonométricas: seno, cosseno, tangente. 3. Trigonometria no círculo Unidades de medidas e conversão de unidades dos arcos trigonométricos Valores do seno, cosseno e tangente no círculo trigonométrico. 4. Matrizes Representação genérica de uma matriz Igualdade de matrizes / Matriz transposta Operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação. Equações Matriciais 5. Determinantes de uma matriz quadrada de ordem 2 e de ordem 3 6. Sistemas lineares Resolução pelo método de escalonamento e pelo método de Cramer. Discussão de um sistema linear SPD, SPI, SI 7. Áreas: medidas de superfícies: Áreas da região: quadrangular, retangular, triangular, hexagonal, circular e resolução de problemas relacionados às áreas.
|
Competências e habilidades de Matemática |
Competências:
1.Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas 2.Sistematizar informações relevantes para a compreensão da situação-problema. 3. Compreender as ciências, as artes e a literatura como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas e percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e em suas relações com as transformações sociais.
|
Habilidades
1.Comparar as informações recebidas identificando pontos de concordância e divergência. 2.Comparar e relacionar informações contidas em textos expressos em diferentes linguagens 3. Identificar o problema e formular questões. 4. Utilizar raciocínios dedutivos e indutivos. 5.Utilizar ideias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a resolução de problemas qualitativos e quantitativos. 6. Recorrer a modelos, esboços, fatos conhecidos em interpretações de fenômenos. 7.Comparar e relacionar as características, métodos, objetivos, temas de estudo, valorização, aplicação etc. das ciências na atualidade e em outros momentos sociais. 8.Utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar e relacionar questões sociais e ambientais.
|